quarta-feira, 29 de outubro de 2014

SEM ÁGUA E SEM VIDA

A natureza reclama, grita e chora, porque tanta agressão a quem só tem oferecido a vida. O rio Eufrates citado nas profecias, está secando, o Danúbio está secando, O Araguaia também, o rio Negro está com seu nível extremamente baixo,e agora o rio São Francisco está secando em sua nascente, pela primeira vez em toda sua história.
Recentemente foi divulgado que devido as mudanças climáticas, teremos nos próximos anos secas longas e severas, as piores dos últimos dois mil anos, em algumas partes do mundo a seca pode durar mais de vinte e cinco anos. Sei que alguns irão falar, quem sabe é Deus, e o homem quer saber mais de que ele. Tudo bem, mas vamos admitir que os alertas que os cientistas veem fazendo, estamos vendo os resultados com o aquecimento global.
As divulgações são mais expressivas em rios famosos pela sua importância, mas não vamos esquecer os pequenos rios, lagoas, lagos e riachos, e a sua importância na cadeia alimentar. O homem que acostumado a matar a sede dele e do animal que o conduz, procura água e não encontra, o quadro é de desolação, quantas vezes esse rio os ribeiros, e quantos animais dependiam dele para a sobrevivência.
Ele lembra de uma lagoa em costumava tomar banho e pescar, ao chegar até a lagoa a mesma está eca, o que encontra são vários peixes mortos e secos pelo sol escaldante.  E as jaçanas, marrecos,paturis, voaram para onde? Será que encontraram algum lago ou lagoa em algum lugar?.
O  pai luiz que corria pelas matas e matava a sede na lagoa, agora talvez nem exista,sem água e sem vida a lagoa parece um fantasma. O pescador que costumava lançar a sua tarrafa e levar o alimento para sua família, chora de tristeza e de saudade dos bons tempos que passaram.
Quem nasceu em metrópoles ou periferia das mesmas, não conhece o cheiro do águapé nas noites enluaradas, e nem ouviu o som das chumbadas das tarrafas em contato com a água, as coisas simples parecem que são as que ficam gravadas em nossa lembrança.Sem água e sem vida estão ficando lagos, lagoas, riachos e os rios , deixando sem vida muitas espécies  terrestres e aquáticos e de pessoas do campo, com poucos recursos e vivendo só de esperança.
O aquecimento global provocado pela maioria das pessoas insensíveis, está trazendo sérios problemas para todos, talvez não seja possível restaurar, mas é possível parar e diminuir esse problema, desde que todos tenham a consciência de preservar as futuras gerações, você também é responsável, comece já fazendo alguma coisa de boa e eficiente, junte-se a milhões de pessoas que procuram preservar a natureza, a cadas pessoa que tiver uma iniciativa positiva, trará consigo a certeza que está melhorando o mundo, e é importante lembrar os milhões começam com o primeiro.
Essa é a hora, pense em uma alternativa, qualquer uma que não agrida a natureza, pense como seria o mundo, sem água e sem vida.

Ass.  Maninho.
Postar um comentário