sábado, 22 de fevereiro de 2014

Contos e Encantos: ÁREA MÉDICA

Contos e Encantos: ÁREA MÉDICA: A medicina por muito tempo uma profissão de status,somente os que tinham um poder aquisitivo elevado ou influências políticas poderiam fin...

ÁREA MÉDICA

A medicina por muito tempo uma profissão de status,somente os que tinham um poder aquisitivo elevado ou influências políticas poderiam financiar e ver um médico na família,e uma grande maioria ia se formar em outros países,e quando voltavam montavam sua clínica particular,com aparelhos e técnicas modernas,com consultas e cirurgias a nível de classe A.
Hoje essa prática está ainda mais moderna,quem tem dinheiro se associa a uma cooperativa,constroem clínicas e hospitais  e a quase falida previdência,fica ainda mais comprometida com planos de adesão a essas cooperativas.
Uma  pergunta para quem tiver competência de responder,como justifica um político semi-analfabeto,ganhar dez ou quinze vezes mais do que um médico que passou anos e anos em uma faculdade para poder desempenhar uma função vital.Detalhe,nos planos do governo em financiar uma formatura para um universitário de classe B muitos desistem com medo tamanha dívida.
Até quando,todas as classes trabalhadoras servirão de base de sustentáculo para a classe política,que nos últimos anos não mostrou a nação um relatório que justificasse o que estão fazendo com dinheiro conseguido através do trabalho de milhões de brasileiros.
Existem alguns que se esforçam para fazer,e a maioria mergulha em um mar de corrupção e um paraíso de pizza,já está na hora valorizar a área médica,porque um país sem saúde não progride.
Todas as pessoas,todas.da presidenta ao morador de rua,precisa de assistência,e com a atual situação que é do conhecimento de todos,em que médicos sem condições de trabalho,porque trabalham demais,com carga horária absurda para muitos,e justamente aqueles de rede pública.
Sem saúde,somos inúteis,e inúteis não produzem,não trabalham,não governam,porque não tiram da nação essa dor de cabeça,que tornou-se crônica,em vez de importarem médicos e remédios,porque não investem na formação de mais médicos e com salários dignos de uma profissão tão especial.
O país já mostrou ser forte,distribuam as verba com uma equivalência mais racional,e tenham certeza,que com uma melhor atuação na área médica,haverá uma grande economia,da qual sobrará muito dinheiro para os políticos,e nos da base de sustentação,mesmo que tenhamos pouco dinheiro teremos uma vida mais saudável e duradoura.

Ass.  Maninho.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Contos e Encantos: A ÁRVORE

Contos e Encantos: A ÁRVORE: Era uma vez uma grande árvore a beira de uma estrada,o vento já havia tocado tanto sobre ela que seus galhos apresentavam uma enorme saliê...

A ÁRVORE

Era uma vez uma grande árvore a beira de uma estrada,o vento já havia tocado tanto sobre ela que seus galhos apresentavam uma enorme saliência,formando sombra para abrigar viajantes e peregrinos,seus enormes galhos serviam de armadores,seu caule de tanto dar encosto aos viajantes já apresentava uma grande cavidade,suas raízes,algumas já expostas pela ação do tempo,serviam para guardar copos,garrafas e pequenas armas.
Fim de tarde,o vento tocava em seus galhos e folhas fazendo um som saudoso juntando-se ao cântico de centenas de pássaros que se recolhiam aos seus ninhos no fim de mais um dia.Ao longe uma silhueta aparecia,passos lentos,corpo curvado,aparência de cansaço,ao aproximar-se de um pequeno grupo que se abrigava em baixo da árvore,ele pediu água,comida e permissão para armar sua rede em um dos galhos,o chefe do grupo falou,o que temos é para o nosso sustento e não o conhecemos,portanto fique distante de nós,o recém chegado comentou,a árvore é tão grande,ainda vai sobrar espaço,e o outro repetiu,fique distante de nós.O visitante colocou uma mochila no chão e disse,lamento pelos pássaros,minha árvore,a partir de hoje ninguém mais vai mais usar você,entrarás em um longo repouso,e escorando o queixo em cajado,ficou imóvel e adormeceu.
Durante a noite caiu sôbre a árvore um grande vendaval,tão forte que não deixou nenhuma folha na árvore,e ressecou seu caule e seus galhos,parecia que ela estava morta a muitos anos.No dia seguinte os primeiro raios de sol passeavam entre seus galhos,deixando apenas sombras esquisitas no chão,o chefe chamou o grupo para seguirem viagem,e disse,eu estava certo,aquele era um bruxo mau,e ia destruir a gente,o mais jovem comentou,se você tivesse sido mais humano,talvez nada disso teria acontecido,e o chefe falou,aqui quem pensa e quem decide  sou eu.
Sem folhas e sem pássaros,somente o vento assobiava em seus galhos os contorcendo e fazendo varrer o chão,um corujão entoava uma triste melodia,como se sentisse saudade da antiga árvore,e bem longe era possível ouvir um som em tom de lamento.
O jovem comunicou ao grupo que ia voltar até a árvore,e ao chegar já ao entardecer só encontrou o cajado do viajante,e ele em tom de respeito pegou o cajado encostou no caule da árvore e disse,seria bom que você voltasse a viver,porque você não tem dono,você é a natureza e a natureza é de todos,e para sua surpresa e felicidade,as primeiras folhas começaram a brotar,e os pássaros voltaram a cantar.

Ass.  Maninho.

maninhoideal@bol.com.br

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Contos e Encantos: LER OU PERDER

Contos e Encantos: LER OU PERDER: Quando fazemos campanhas para que o analfabetismo se acabe de vez e que os governantes a cada dia fortaleçam essa ideia com uma melhor qua...

LER OU PERDER

Quando fazemos campanhas para que o analfabetismo se acabe de vez e que os governantes a cada dia fortaleçam essa ideia com uma melhor qualidade de ensino,é porque sabemos da grande importância da leitura,os educadores merecem melhores salários para que os mesmos mais motivados também possam desenvolver uma forma mais motivadora aos alunos,e no contexto geral,alunos,pais,mestres tenham de órgãos públicos ou privados condições satisfatórias para desenvolverem um grande trabalho.
Recentemente vi uma frase bonita,quem escreve constrói um castelo, e quem ler passeia pelo jardim do mesmo,quanto mais você ler mais altas e mais visíveis ficarão as torres de seu castelo.Não tenha pressa,a leitura e´um grande filme,nele você pode ser o principal personagem,não existem limites para a fantasia,mas somente a leitura tem essa magia,e quando lemos,o nosso conhecimento nos traz felicidade,felicidade que deve ser compartilhada,leia uma bela história,reúna os amigos com o objetivo de cada um contar uma história,assim você enriquece seu conhecimento e eles também.
Ler,quantas pessoas já tiveram perdas por não ler um contrato em seus mínimos detalhes,não leu o manual,deixou de ler o recadinho na agenda do filho,não ler,é perder,perder conhecimento,oportunidade,alegria,vai comprar ou alugar um filme,um livro,pesquise sobre ele,leia até um conteúdo que não lhe agrada,e de repente você muda de opinião,as vezes você é quem não fez a interpretação de forma adequada,porque leu só uma vez e com pressa,a as palavras continuam lá,não tenha pressa,leia site,blog,participe de maneira atualizada,desenvolva a habilidade de uma leitura,comece por pequenos livros,escolha um assunto que lhe desperta interesse,se aprofunde,cresça,divulgue a leitura,embarque nesse mundo mágico e maravilhoso,pergunte ao professor,a professora,o nome de um bom livro,e com certeza vão lhe indicar,uma bela leitura,quem sabe aquela que você precisa ler no momento.
Ah,o cheiro de meu primeiro livro,nunca mais vi nada igual.

Ass.  Maninho.

maninhoideal@bol.com.br

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Contos e Encantos: SOZINHO

Contos e Encantos: SOZINHO: Chego ao restaurante e o que parecia ser um dia maravilhoso,tornou-se um pesadelo,a mesa em um lugar discreto,tinha um propósito diferente...

SOZINHO

Chego ao restaurante e o que parecia ser um dia maravilhoso,tornou-se um pesadelo,a mesa em um lugar discreto,tinha um propósito diferente,proporcionar um encontro que ficasse marcado eternamente,tudo foi planejado,não podia acontecer erros.Sentei-me conferi o horário e eu estava adiantado um pouco,talvez dominado pela ansiedade,apressei o tempo e cheguei muito antes do combinado.
Uma cantora alta de olhos pretos cantava e regia suas músicas de forma elegante e sincronizada,vestida em vestido vermelho e longo,usava um cordão com uma pequena pedra de esmeralda e tinha um jeito diferente de cantar,cantava com os olhos fechados e a vezes ria como se estivesse dentro da própria música.
Sua música suavemente ia me envolvendo,e as notas do piano pareciam regidas pela chuva que caía lá fora.A luz ambiente diminuiu e os casais começaram a dançar,relâmpagos clareavam o salão,e sua claridade refletia nos olhos brilhantes de casais apaixonados e felizes,uns pareciam felizes por uma nova conquista,e outros mais felizes ainda,pareciam comemorarem muito tempo que estavam juntos,e olhares de diversos se estampavam em cada rosto.
O tempo passava demorado devido a minha ansiedade,um casal que dançava próximo a mim,a moça tinha usado um perfume provocante,desses que tem cheiro de pecado,e eu imaginei,talvez ela nem tivesse pensado no efeito que tem aquele perfume.
A musica parou,e quando recomeçou,um casal dançava um famoso tango,inevitável os aplausos,pela elegância.pareciam feitos um para o outro,olho novamente o relógio e a certeza de ela não vai aparecer,alguma incerteza a fez desistir,ou não estava pronta para recomeçar,ainda era recente o que tinha acontecido,muitas respostas passavam pela minha cabeça,mas nenhuma me deixavam tranquilo,eu estava sozinho,perdido em sonhos,já não ouvia mais a música,parecia estar distante,muito distante,meus pensamentos vagavam como as gaivotas sabre as ondas,destraído com meus pensamentos,e de repente o garçon se aproxima e e deixa sobre a mesa um taça com uma marca de batom e um pouco abaixo uma mensagem,estou igual a você sozinha,mais ainda é cedo.
Pago minha conta,chamo um taxi a vou para um estaleiro,e lá fico sozinho olhando o mar,talvez só o mar me traga paz.

Ass.  Maninho.

maninho1956@globo.com

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Contos e Encantos: JOVENS DE FUTURO

Contos e Encantos: JOVENS DE FUTURO: Nada parece ser mais bonito e mais cativante de que a energia da juventude,é um comportamento que merece um estudo sobre ele,de tão difere...

JOVENS DE FUTURO

Nada parece ser mais bonito e mais cativante de que a energia da juventude,é um comportamento que merece um estudo sobre ele,de tão diferente e de tão mágico,jovens,eles não são o presente,são o futuro.É decepcionante ver as pessoas comparando gerações passadas com as de hoje,a grandeza da evolução faz com que nossos jovens sejam mais aventureiros e mais determinados em seus propósitos,não aceitando as imposições com naturalidade,em que esse comportamento tem sido motivo para os críticos entenderem que hoje a juventude é muito complicada.
Torna-se admissível tal crítica,quando atribuídos aos que apresentam comportamento inadequado,e ainda assim devemos ter cuidado como formalizar essa crítica para que a mesma não apresente uma tendência para piorar o quadro de problemas,as diferenças de comportamentos tão questionado,deve-se a conquista da liberdade,e a facilidade de comunicação,onde a liberdade de expressão foi adquirida com lutas incessantes dos próprios jovens.
O jovem de futuro tem a sua grande responsabilidade, em fazer valer sua linguagem fácil no sentido de concientização para aqueles que ingressam na criminalidade.Saber conviver com o sucesso,sem se aliar ao insucesso,você pode ser pop ou star,mas você é um jovem de futuro,e precisa lembrar que você está escrevendo sua história,uma história que será lida e falada por amigos e familiares,e esse público não lhe abandona,e se o seu sucesso diminuir,eles levantarão o seu astral,para você voltar a brilhar.Jovem de futuro,o nosso futuro está em você,mostre aos críticos que vocês são mais que capazes de inverterem essa situação.
Não vamos em detalhes,vocês sabem o que está acontecendo e o que deve ser feito,e como vocês já conquistaram coisas aparentemente impossíveis,quem será louco para duvidar que se fizerem um movimento serão vitoriosos.a força de vocês hoje é inquestionável,façam valer a força de vocês,em um movimento,de um jovem de futuro.

Ass.  Maninho

maninho1956@globo.com