quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

NATUREZA E VIDA


 A humanidade que milhares de anos traz desconforto a natureza, ainda não entendeu o quanto ela é resistente, o que ela consegue construir em muitos anos, em poucos minutos é destruído e com uma naturalidade impressionante. Quantas árvores são mortas para abrigarem vidas, não paramos para pensar sobre os efeitos da causa, parece até uma forma egoísta de uma geração não se preocupa com a geração futura, as mudanças climáticas e suas influências no planeta, são decorrências de ações desastrosas da humanidade.
Essa guerra milenar, da humanidade contra o reino vegetal, continua sem uma explicação que convença. Sabemos que existem órgãos e pessoas lutando a favor dos vegetais, mas já estão quase perdendo as forças devido a desproporcionalidade existente nessa luta. Nós humanos com nossa inteligência progressiva, já poderíamos ter encontrado alternativas para diminuir a matança das árvores, e tentar com isso voltar o equilíbrio da natureza.
Observando a fotografia a direita, podemos imaginar o quanto essa árvore sofreu. Mas a natureza e a vida são parceiras eternas, por mais incrível que pareça, essa árvore morta abriga a vida para uma colmeia da jatai, nos mostrando que mesmo morta ainda promove a vida. Imaginem o tamanho que tinha essa árvore, e se vida tivesse, quantas espécias de abelhas e animais ela poderia abrigar, até quando precisaremos continuar com esse massacre? Quando será que as leis serão modificadas e aplicadas para que a natureza seja preservada? Toneladas e toneladas de árvores cortadas diariamente, desmatamento feito de forma irresponsável, e uma política de reflorestamento deficitária. Ingazeiras, marmeleiros, juremas, trapiás, pau pereiro, sabiá, pau ferro, pau branco, catingueira, mororó, juazeiro, e tantos outros não citados, que saíram  de suas florestas naturais, deixando de doar sombras, flores e frutos, para arderem em fornos industriais porque são de baixo custo.
Mas um dia o custo por falta de preservação, será muito alto. Natureza e vida, uma parceria ameaçada pelo brutal descontrole entre a humanidade e a natureza. Hoje vemos ninhos feitos em postes, em fios, em faixadas de lojas e residências, não pensem que os pássaros estão fugindo das matas para ficarem perto de nós, na realidade eles estão migrando para sobreviver, as matas estão acabando, ou melhor, estão acabando com as matas, a flora e a fauna estão em ameaças constantes, e agora? Quem vai lutar contra esse sistema insensível e capitalista? O guardião da floresta sozinho não vai conseguir.
A colmeia de jatai vai estar lá, até o dia em que aparecer alguém que pense que ela fez muito mel, e aí terminam de destruir o que aquela árvore ainda representa, a vida para aquela colmeia, aqui vai uma informação, não se desgastem tentando encontrar o mel, ela é um tipo de pouca produção, observe antes o tamanho dessas abelhinhas, imagine o quanto elas trabalham, a sorte que tiveram em encontrar vida em quem aparentemente estar morta, essa árvore, pode não ter raízes, galhos, folhas, flores e nem frutos, mas ainda tem vida, vida dentro dela, respeite seus últimos momentos, permita que a natureza e vida possam continuar essa parceria, e você com certeza estará contribuindo para um mundo melhor, provando que a humanidade, se quiser pode construir um mundo melhor.

Ass.  Maninho.
Postar um comentário