sexta-feira, 13 de março de 2015

SOLIDARIEDADE

     As vezes ouvimos pessoas falarem que o oferecido não tem preço, eu entendo que não é porque a oferta não tenha valor, mas não seja possível estipular o preço. Oferecer apoio sem que a outra pessoa peça, é um dos atos mais sublimes de solidariedade, visto que, algumas pessoas precisam de apoio e não pedem porque já se encontram sem forças e sem esperanças, já ouviram tantos não, que as vezes nem acreditam que exista alguém que possa se preocupar com ela, por isso não pedem ajuda e algumas são mais radicais, não aceitam ajuda de ninguém.
     Quando isso acontece, é porque o desespero já se encontra em um grau tão elevado, que tenta representar que pode ser independente, mas isso não representa a realidade, por tanto se acontecer de alguém recusar sua ação solidária, não a ignore, é mais um motivo para prestarmos nossa solidariedade. A solidão, e a exclusão criam um comportamento parecido com o orgulho, quando na realidade isso é uma doença que precisa de cura, e o melhor remédio é a solidariedade.
     As pessoas, tal qual os animais, existem aquelas que são mais ou menos favorecidas, ninguém é infeliz por escolha, agregado a vários tipos de comportamento e atitudes, é inegável que também existe o fator sorte, e dela precisamos para que possamos ter uma vida melhor, também somos responsáveis, e não podemos culpar a falta de sorte se não tivermos força pra lutar pelos nossos objetivos.
     Os excluídos, não são por opções próprias, algum detalhe os fizeram mudar de lado, cabe a sociedade ser mais solidária, mesmo que em algumas situações seja difícil de doar amor e carinho a quem praticou alguma maldade. mas nem sempre a maldade é intencional, existem casos devido a falta de equilíbrio, provocada por distúrbios, e se conseguirmos abrandar a nossa ira, talvez possamos agir de forma solidária.
     Ofereça seu apoio, não ao ato, mas a pessoa que está perdida em seu próprio labirinto, o amor ao próximo, é a melhor oferta que pode ser feita, por isso não tem preço, é algo que ninguém pode comprar, doar é melhor que receber, e quem doa de coração, sem esperar recompensa, semeia uma das mais importantes ofertas, a solidariedade.

     Ass.  Maninho.
Postar um comentário