Pular para o conteúdo principal

LIÇÕES DA NATUREZA

LIÇÕES DA NATUREZA


A natureza é a mãe da sabedoria.Diariamente nos ensina como viver em harmonia e tornar a vida menos cansativa e mais saudável.Pequenos atos se transformam em grandes mudanças,e essas mudanças transforma nossas vidas fazendo valer uma teoria bastante conhecida,vivendo e aprendendo.

Aprender e colocar em prática nosso aprendizado e esperar os efeitos positivos e a recompensa pela coragem e atitude.Sugiro observar os pássaros,quem não tiver a oportunidade de vê-los,pesquise sobre eles e verá como são inteligentes e surpreendentes.
Começaremos com um novo dia para eles:Mesmo antes dos primeiros raios de sol atingirem a copa das árvores,ainda com o frio da madrugada eles iniciam uma festa,com seus cânticos vão acordando uns aos outros,é como se cantassem para festejar um novo dia,eles sabem que terão de voar para encontrar alimentos,se protegerem de caçadores e predadores,construírem ninhos,alimentar filhotes e muito mais.Ao entardecer mesmo cansados,eles se recolhem aos seus ninhos ou galhos e cantam novamente para agradecer por mais um dia.
E nós,alguns de nós,já nos levantamos com o dia claro,e muitas vezes reclamando da vida,e no café da manhã,não da nem um bom dia para quem fez o café,acha injusto ter que acordar cedo e se esquece de agradecer por mais um dia,quando o ideal seria sorrir para a vida.
Os pássaros,fazem seus ninhos de forma segura para esperar os filhotes,e quando eles nascem,começa um compartilhamento impressionante,se revesam na procura de alimentos,na limpeza do ninho,na segurança,nas lições de sobrevivência,e por mais cansativo que seja o dia,estão sempre juntos e nunca abandonam seus filhotes,e continuam cantando.
Em alguns de nós,com a chegada dos filhos,a mãe é quem fica sobrecarregada com uma luta incansável,levantar várias vezes a noite a qualquer sinal de desconforto da criança,acorda cedo dorme tarde,faz quase tudo,e o que seria lógico,compartilhar as tarefas,a maior parte fica com a mãe.
Durante dez anos em meu trajeto para o trabalho eu passava em frente a uma reserva ecológica,e observava dezenas de garças que pela manhã voavam para o outro lado do mangue e a tarde retornavam,elas bem que podiam descer das árvores e se alimentarem,mas elas sabem que se deixarem de voar,o ciclo de vida diminui.E nós encontramos tempo para quase tudo,mas não temos tempo de praticar uma atividade física,e essa atitude coloca em perigo nossa saúde,e o mais agravante,sabemos disso e não fazemos nada para corrigir.
Os patos selvagens voam em forma de v,uma forma de voarem com revesamento,o da frente corta as correntes de ar,e quando se cansa revesa com o mais próximo,a jornada é longa e para chegar todos devem participar.Se em sua casa ou trabalho,tem alguém com excesso de trabalho,torne essa tarefa mais suportável,participe,e mesmo que não venha o reconhecimento de imediato,um dia virá,o importante é que você fez a diferença.Hoje os pássaros nos ensinaram que cantar é bem melhor que reclamar,e se diminuirmos nossa reclamações e aumentarmos nossos agradecimento,a vida terá muito mais sentido.

Ass.  Maninho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decisões Inteligentes

  Decisões inteligentes exige sabedoria para fazer um gerenciamento de lógica e emoção, os dois devem ficar em potes separados e em linhas paralelas, se misturar, as consequências futuras são drásticas. Um dos pilares que poderá resultar em uma decisão de sucesso, é a ponderação. Decisões sempre são desafiadoras, a maioria delas envolve interesses e valores de âmbito moral ou financeiro, em outras situações também se fazem presente questões pessoais, e essas em si, são ainda mais delicadas porque grande parte esquece a razão e defende apenas o que satisfaz o próprio ego, esquecendo de fazer uma análise lógico e consciente. É importante destacar o fundamento antológico de causa e consequência, se as decisões não tiverem caráter de inteligência, é só uma questão de tempo e o descontentamento surge com a força de um furacão. Decisões inteligentes precisam de cautela e distanciamento de emoções e interesses, colocando em pauta as possibilidades do antes e depois; e mesmo quando decido,

Um Dia, em Qualquer Lugar

    Um dia, em qualquer lugar, encontraremos a nossa alma gêmea, nós mesmos; e então teremos uma grande oportunidade de descobrir quem fomos e principalmente quem somos. Muitas pessoas têm medo da solidão sem saber ao certo o que ela é, os menos informados pensam que está só, e não têm a noção exata que precisamos de solitude e aprender com ela.     A solitude em si, é gostar de estar com você mesmo, sem medo ou carência de companhia. Um dia, em qualquer lugar, seremos visitados pelo todo poderoso tempo que acompanhado de solidão ou solitude nos dirá o que nunca alguém nos disse; ao invés de chorarmos nesse momento, precisamos fazer um agradecimento, por talvez ainda exista tempo para reparos.   Somos todos um oceano de aventuras, estamos quase sempre desbravando fronteiras desconhecidas e inexpressivas, só depois conseguimos visualizar o tempo que desperdiçamos.     Os nossos desafios são verdadeiros termômetros que medem a nossa capacidade de ação e superação, nem podemos pensar e

A Vida Continua

  A vida continua, é essencial essa continuidade mesmo que temporária, assim poderemos corrigir nossos erros e lutar por um mundo mais digno. Desde os princípios do tempo que lidamos com peras e ganhos, infelizmente pensamos que somos merecedores de algum tipo de blindagem, e nem imaginamos que somos apenas peças movimentadas no xadrez do tempo, fazendo com que o jogo termina em segundos. Vida e morte representam começo e fim, e segundos depois se invertem, e nós apenas pobres mortais em um gigante tabuleiro. Precisamos urgentemente aprender a não perder tempo, por que nesse jogo toda perda é irrecuperável. Tais infortúneos estão presentes em toods so quadrantes do universo físico, sem necessariamente ser a morte em si, perdas de tempo com pessoas que nunca mereceram o nosso amor são umas das mais comuns, e também as mais devastadoras. O grande livro orienta amar uns aos outros. Amar, não é fingir que ama, mas o vazio de muitas pessoas conseguem destruir felicidade de outras, feliz que