Pular para o conteúdo principal

APRENDER A PERDOAR

     Varuna, na mitologia grega era um Deus criador e feitor, senhor de conhecimento infinito e com o dom e poder de prender e libertar, condenar e perdoar. Perdoar é um dom de divindade, e aprender a perdoar é o passo principal para que possamos também recebermos o perdão.
 Uma vez ouvi alguém falar o seguinte: Perdoar é para Deus, a gente apenas desculpa. Fiquei calado, mas comecei a pesquisar sobre o perdão e a desculpa, e descobri que ambos caminham juntos, mas são muito diferentes.
     Quando desculpamos, é como se estivéssemos agindo por educação, ou gentileza, e quando perdoamos o  sentimento vem do coração, de forma autêntica, transparente e resignada, é essa resignação que transforma o ódio em amor. não o amor que temos naturalmente, mas um amor suficiente para entender que perdoar é preciso, mesmo porque o que pode parecer pura maldade, nem sempre representa a realidade. Muitas vezes em um desses momentos de descontroles, cometemos falhas inconcebíveis e fugimos da sensatez, ninguém  está blindado contra um pico de loucura. 
     Varuna perdoava aos que se arrependiam, não é difícil imaginar que muitos de nós não admite o erro de forma proposital, e nesse espaço entre reconhecer e se  reconhecer e se  arrepender, muitas coisas desagradáveis pode acontecer.
Perdoar é uma tarefa que exige força de vontade e sensibilidade, esvaziar ódio ou mágoa, e permitir que o sacrifício do perdão seja maior do que o nosso ego, sem esses requisitos não haverá perdão, só desculpas. 
Sabemos perfeitamente que isso não é suficiente mas é um avanço, ter serenidade para entender e aceitar a realidade da imperfeição humana, é o que nos aproxima da verdadeira sabedoria.
     Sabemos que os Deuses e suas divindades tinham suas grandes diferenças, mas a maioria tinha em comum a sabedoria de perdoar, porque quem pede perdão, já está fragilizado e a força que precisa para recomeçar é exatamente ser perdoado. 
Não somos hipócritas para negar as nossas iras, em que muitas delas nos feriram e alteraram nossas vidas, mas não podemos ser insensatos para nos alimentar com o ódio, isso nos afastaria da divina grandeza de amar.
     Para aprender a perdoar, precisamos aprender a nos transportar e a dor alheia, e ter certeza que todos possuem suas fraquezas, e que nunca seremos fortes o suficiente para não cometer erros , tais fraquezas não as escolhemos, em muitas ocasiões fomos escolhidos, e não tivemos força ou sabedoria para rejeitar tal escolha.
Todos nós temos telhados de vidro, algumas pessoas cuidam a cada instante dos mesmos, outras permitem que o acúmulo de sujeira pesem sobre o telhado, fazendo com que ele venha a trincar e quebrar. 
 As vezes são até avisados que alguma coisa está errada, a claridade diminui, já não tem a mesma visibilidade, mas pensam que do mesmo jeito que apareceu o problema, vai desaparecer, mas não é bem assim.
     Esse telhado de vidro serve de proteção para a nossa família, nós e nosso espírito, e assim com toda essa importância, não pode ficar desprotegido, o ideal é deixar ele polido o tempo todo, se por acaso o vento deixar cair alguma folha sobre o ele, a mesma terá de ser removida, deixando tudo transparente.
Igual a esse telhado de vidro deve ser o nosso coração, limpo e consciente  permitindo que a luz possa clarear o suficiente, assim veremos o quanto é importante e gratificante, aprender a perdoar.

Antônio Lopes Bezerra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decisões Inteligentes

  Decisões inteligentes exige sabedoria para fazer um gerenciamento de lógica e emoção, os dois devem ficar em potes separados e em linhas paralelas, se misturar, as consequências futuras são drásticas. Um dos pilares que poderá resultar em uma decisão de sucesso, é a ponderação. Decisões sempre são desafiadoras, a maioria delas envolve interesses e valores de âmbito moral ou financeiro, em outras situações também se fazem presente questões pessoais, e essas em si, são ainda mais delicadas porque grande parte esquece a razão e defende apenas o que satisfaz o próprio ego, esquecendo de fazer uma análise lógico e consciente. É importante destacar o fundamento antológico de causa e consequência, se as decisões não tiverem caráter de inteligência, é só uma questão de tempo e o descontentamento surge com a força de um furacão. Decisões inteligentes precisam de cautela e distanciamento de emoções e interesses, colocando em pauta as possibilidades do antes e depois; e mesmo quando decido,

Um Dia, em Qualquer Lugar

    Um dia, em qualquer lugar, encontraremos a nossa alma gêmea, nós mesmos; e então teremos uma grande oportunidade de descobrir quem fomos e principalmente quem somos. Muitas pessoas têm medo da solidão sem saber ao certo o que ela é, os menos informados pensam que está só, e não têm a noção exata que precisamos de solitude e aprender com ela.     A solitude em si, é gostar de estar com você mesmo, sem medo ou carência de companhia. Um dia, em qualquer lugar, seremos visitados pelo todo poderoso tempo que acompanhado de solidão ou solitude nos dirá o que nunca alguém nos disse; ao invés de chorarmos nesse momento, precisamos fazer um agradecimento, por talvez ainda exista tempo para reparos.   Somos todos um oceano de aventuras, estamos quase sempre desbravando fronteiras desconhecidas e inexpressivas, só depois conseguimos visualizar o tempo que desperdiçamos.     Os nossos desafios são verdadeiros termômetros que medem a nossa capacidade de ação e superação, nem podemos pensar e

A Vida Continua

  A vida continua, é essencial essa continuidade mesmo que temporária, assim poderemos corrigir nossos erros e lutar por um mundo mais digno. Desde os princípios do tempo que lidamos com peras e ganhos, infelizmente pensamos que somos merecedores de algum tipo de blindagem, e nem imaginamos que somos apenas peças movimentadas no xadrez do tempo, fazendo com que o jogo termina em segundos. Vida e morte representam começo e fim, e segundos depois se invertem, e nós apenas pobres mortais em um gigante tabuleiro. Precisamos urgentemente aprender a não perder tempo, por que nesse jogo toda perda é irrecuperável. Tais infortúneos estão presentes em toods so quadrantes do universo físico, sem necessariamente ser a morte em si, perdas de tempo com pessoas que nunca mereceram o nosso amor são umas das mais comuns, e também as mais devastadoras. O grande livro orienta amar uns aos outros. Amar, não é fingir que ama, mas o vazio de muitas pessoas conseguem destruir felicidade de outras, feliz que